A história do maior produtor de aço do mundo que você deveria conhecer

15 abril 2016

Saiba por que a China se tornou o maior produtor de aço do mundo

maior produtor de aço do mundoA China é a única nação do mundo que ultrapassou a marca de 800 milhões de toneladas de aço produzido em apenas um ano. Isso torna o país um líder solitário sendo maior produtor de aço do mundo, tendo no seu encalço o Japão, que sequer chega perto do primeiro colocado.  Segundo a Associação Mundial do Metal, o tigre asiático produziu em 2015 impressionantes 803,8 milhões de toneladas, contra 105,2 milhões de aço produzido pelo vice-líder.

A hegemonia da China como o maior produtor de aço do mundo não aconteceu de uma hora para outra. O crescimento se iniciou durante a reforma política que vigorou a partir da década de 90. O Estado incentivou o aumento da indústria de minério de ferro, por meio de pequenas siderúrgicas espalhadas por todo o território chinês.

A exportação de aço também se fez necessária durante todo esse processo. Inclusive, durante a ascensão chinesa, o Brasil foi um dos maiores exportadores de minério para o país.

Em 2000, o país oriental já tinha se estabelecido como uma potência, com cerca de 140 milhões de toneladas produzidas em um único ano. Seis anos depois, o país oriental chegou a impressionantes 400 milhões de toneladas de aço.

O maior polo de aço do país fica na cidade de Anshan, na província de Liaoning. O local é responsável por quase 20% de toda a produção do país.

Contudo, o crescimento econômico do país já não é o mesmo de outrora. Existe crise em vários setores como na própria produção de aço e também na construção civil, segmento que mais impulsiona a produção dos commodities de metais.

Em virtude disso, muito material produzido encontra-se acumulado nos pátios das siderúrgicas chinesa, forçando assim, o aumento da exportação. O Brasil é um dos maiores compradores de aço chinês. Mas, em contrapartida, também é um dos principais importadores de minério de ferro para o maior produtor de aço do mundo.

Gostou? conhece alguém que precisa saber quem é o maior produtor de aço do mundo então compartilhe ajude um amigo(a).