Aço inox enferruja? Tire essa dúvida definitivamente!

18 agosto 2021

Aço inox enferruja? Tire essa dúvida definitivamente!

Provavelmente alguém já deve ter comentado isso perto de você e o que era uma certeza se tornou uma dúvida: e aí, aço inox enferruja ou não?

Não ache que essa é uma pergunta exclusivamente sua. Aliás, é um dos questionamentos que mais recebemos em nossa caixa de mensagens, de clientes que procuram a certeza da durabilidade nas peças que fabricamos.

Aço inox enferruja

Então, para acabar de uma vez por todas com essa dúvida, nós preparamos esse artigo explicando se o aço inox também passa por corrosão.

Afinal, aço inox enferruja ou não?

Sem mais suspense, a resposta correta para essa pergunta é não. O que torna esse material tão reforçado, é a composição de sua estrutura, que vem a ser uma liga formada entre cromo e ferro. Aliás, o nome “inox” nada mais é do que uma abreviação do termo inoxidável.

Isso significa que ele nunca, em hipótese alguma, irá sofrer corrosão. Também não é assim.

Basicamente, o aço inox é um material muito mais resistente do que a maioria dos outros metais. Porém, se ele for exposto à uma quantidade absurda de agentes corrosivos ou água abundante, em algum momento a liga será afetada. Mas, reforçando: para isso acontecer, é necessário que haja muita interferência.

Em boas condições, dificilmente você conseguirá comprovar que um aço inox enferruja.

Outro detalhe que vale a pena falar, é que há diferentes tipos de aço inox no mercado e que cada um deles apresenta um nível diferente de resistência. Alguns são praticamente impossíveis de corroer e outros tem menos rigidez. Mas, em suma, todos são muito fortes.

Como garantir a durabilidade do aço inox?

Para acabar de vez com o risco e tirar da cabeça a ideia de que aço inox enferruja, além de escolher as opções mais resistentes, como o 304L e o 316L, você também pode apostar em alguns hábitos que servirão para, além de evitar a corrosão, manter o brilho do inox.

Veja quais são:

  • Evitar produtos de limpeza agressivos, principalmente os com cloro, para evitar pontos de corrosão e, também, manchas;
  • Produtos ácidos é claro que irão afetar a película do aço inox e acabar com o brilho da peça;
  • Evite usar água muito quente ao limpar a peça de aço inox;
  • Cuidado com esfregões e escovas muito abrasivas, pois elas podem danificar a película de cromo e gerar riscos.

Uma dica extra, que vai especialmente para os churrasqueiros de plantão, é sobre a manutenção das grelhas de inox. Raramente nós já fazemos a limpeza dela logo após o churrasco terminar, não é mesmo? Mas, deveríamos. Pelo menos, um enxágue.

É que o sal, quando em contato com o inox por um grande período, pode se tornar um agente corrosivo. Nos lugares onde ele ficar preso, pode gerar um desgaste na grelha e comprometer a sua beleza.

Quando escolher peças de inox?

Agora que você já sabe a resposta se o aço inox enferruja e já sabe que isso não acontece, já pode se decidir entre as peças preferidas do material.

Além de um acabamento muito bonito, brilhante e vistoso, você terá um item extremamente durável, que poderá te acompanhar durante muito tempo. Afinal, estragar ele não vai!

E, se gostou de saber essa curiosidade sobre o aço inox, acompanhe as postagens do nosso blog. Sempre trazemos ótimas informações para você!