5 fatos mal interpretados sobre aço inox ferrítico

6 maio 2020

Desvendemos 5 mitos acerca do aço inox ferrítico

aço inox ferríticoO aço inox ferrítico juntamente com o austenítico e o martensítico compõem os tipos distintos de metais inoxidáveis. A diferença desse para os demais está em sua constituição, já que dispõe de 11% a 20% a cromo e menos de 0,10% de carbono. Para efeito comparativo, o austenítico possui de 17% a 25% de cromo.

Esses números garantem mais facilidade na soldagem e resistência térmica mais significativa. Porém, por desconhecimento de muitos, alguns mitos são proferidos acerca da qualidade do aço inox ferrítico. Desvendamos a seguir alguns fatores mal interpretados sobre esse tipo metal.

1-) Qualidade inferior

Muito se fala sobre o aço inox ferrítico ser inferior aos demais, pelo fato de ser magnético. Isso é um mito bastante difundido e também equivocado. Um imã grudar ou não no aço não condiz com a qualidade ou pureza do metal. A única diferença se diz respeito à composição química encontrada nele.

2-) Pouca utilização

Errado. Constantemente comparado com aços do tipo austenítico e martensítico, o aço ferrinítico é o mais contestado quanto a sua utilização. Porém, ele pode ser empregado na confecção dos mais diversos materiais. A indústria automobilística, por exemplo, emprega grande escala desse metal na produção de peças.

3-) Pouca resistência

Pelo contrário. O aço inox ferrítico é um dos mais resistentes. Tanto é que o material consegue suportar grandes variações térmicas. O sistema de exaustão de veículos, por exemplo, é feito exclusivamente com esse tipo de aço inoxidável.

4-) Poucas variações do metal

O aço ferrítico possui quatro variações distintas, que correspondem as suas respectivas composições. O tipo 430 é aplicado para adornos de arquitetura e peças para queimadura de óleo, e suporta grandes variações térmicas. Já o 446 oferece resistência para temperaturas mais elevadas.

Os demais tipos de aço inox ferríticos se sobressaem em relação aos outros no quesito usinagem e, portanto, amplamente utilizado na confecção de válvulas eletromecânicas.

5-) Difícil de encontrar para venda

Outro mito que desvendamos. Ele é fácil de ser encontrado. Inclusive, a Arinox comercializa esse tipo de metal.

Se a sua empresa produz peças e materiais em aço inox ferrítico, não deixe de entrar em contato com a Arinox.

Para acompanhar mais curiosidades sobre o segmento dos inoxidáveis, acompanhe os demais textos do nosso blog.

Compartilhe nas redes sociais.

Até a próxima.