Aço inox na indústria hospitalar

5 maio 2015

Conheça as ligas preferidas nas clínicas, hospitais e outras instituições de saúde

aço_industria_hospitalar

Indústria hospitalar é o termo que designa as empresas e o setor de desenvolvimento de artigos, acessórios, mobiliários, equipamentos e projetos arquitetônicos voltados para clínicas, centros veterinários, hospitais e instituições de saúde em geral.

O setor de saúde é, em relação aos demais, diferenciado, uma vez que, ao lidar com vidas de seres humanos e de animais, requer higiene e assepsia impecáveis.

Por conta disso, as instituições de saúde necessitam de estruturas físicas de trabalho diferenciadas, que propiciem a limpeza, a higiene e a assepsia. É aqui, por sua vez, onde se destaca o aço inox, que conta com:

  • Superfície compacta, sem poros, o que facilita a limpeza;
  • Alta resistência contra a oxidação;
  • Baixa retenção de microrganismos;
  • Fácil remoção de microrganismos.

Além disso, o aço inoxidável, com seus diferentes tipos, atende amplamente às demandas da indústria hospitalar. Veja alguns exemplos:

  • Austeníticos: são ligas altamente resistentes à corrosão e fáceis de soldar, tais como o aço 304, o aço 304L, o aço 316 e o aço 316L, os quais podem ser usados na fabricação de equipamentos, revestimentos, mobiliários e acessórios para hospitais, farmácias, clínicas, universidades de medicina, fábricas de produtos farmacêuticos, entre outros locais;
  • Martensíticos: são ligas que permitem alta temperabilidade, o que possibilita a fabricação de bisturis, facas, pinças, válvulas, turbinas e outros itens voltados para a área de saúde.

Apesar de haverem outras opções de materiais para uso na indústria hospitalar, tais como o Corian desenvolvido pela Dupont, o aço inox (comercializado em tubos, bobinas, chapas e barras) ainda é a liga preferida nas clínicas, hospitais, centros veterinários e outras instituições de saúde.