Aço inoxidável austenítico: Todos os fatos que você precisa saber

13 fevereiro 2016

Saiba mais sobre o resistente aço inoxidável austenítico

aço inoxidável austeníticoComposto basicamente por ferro, cromo e níquel, o aço inoxidável austenítico dispõe de propriedades que o tornam ainda mais resistente à corrosão, se comparados com o ferrítico e martensítico. Esse tipo de material não pode ser enrijecido por meio de tratamento térmico, além de contar com uma baixa permeabilidade magnética.

Inclusive, o aço inoxidável austenítico é aconselhável para operações de soldagem, e pela qualidade mecânica encontrada em sua composição. Por conta disso, o aço é amplamente utilizado em elementos arquitetônicos, que devem contar imprescindivelmente com boa resistência à oxidação, corrosão, e a outros fatores e adversidades de ordem natural.

Além disso, o aço inoxidável austenítico se encontra em abundância na indústria alimentícia, farmacêutica, química, petroquímica, aeroespacial e de equipamentos hospitalares.

Os austeníticos mais empregados certamente são dos tipos de aço 304 e 304L, já que evitam qualquer tipo de ferrugem em sua composição. O aço inoxidável austenítico 304L conta com propriedade ainda mais aprimoradas, que evitam corrosões intercristalinas. Esse tipo é recomendado, sobretudo, para fabricação de conjunto de sodas.

Já os aços 316 e 316L contam com aplicações em sua composição que os tornam mais duráveis que os do tipo 304 e 304L. Também são amplamente utilizados na indústria, principalmente na fabricação de conjuntos soldados.

Além dos austeníticos mencionados, existem outros tipos de aços inoxidáveis como o 302, 303, 308, 310, 314, 321, o 347, entre outros. Mesmo com ligeiras alterações em suas propriedades, cada austenítico conta com atribuições que se diferem entre si.

A Arinox, revendedora de barras, tubos, chapas e bobinas de aço inox, dispõe dos mais variados tipos de aço inoxidável austenítico, que você pode conferir sem compromisso nesse link.

Além disso, a empresa conta com o suporte de atendentes qualificados que dão toda a assistência para casos de consulta e compra de produtos. Por isso, se sua empresa trabalha com aço inox austenítico, não deixe de comprar com a Arinox.

Se gostou, compartilhe esse texto nas redes sociais. Até mais.