Aço temperado: uma introdução sobre esse material

14 maio 2018

Conheça as principais atribuições do aço temperado

O aço temperado é todo metal que passou pelo processo de endurecimento. Esse recurso faz com que esse aço carbono seja mais resistente que os demais, já que suporta mais desgastes. Sua durabilidade é necessária para a aplicações mais pesadas.

aço temperadoNão é por menos que o aço temperado é utilizado em demasia na confecção de ferramentas e maquinários pesados. Ele pode ser encontrado em todos os tipos de ambientes, desde os industriais até em residências.

Esse tratamento de endurecimento é realizado por meio de um processo de adição de calor durante a produção do aço carbono. Em temperaturas altas o aço é submetido a um resfriamento com solução de salmoura ou água.

Em compensação, tal procedimento contribui para fragilidade do material. Por conta disso, o aço passa por um novo aquecimento para que, assim, seja submetido novamente a um arrefecimento natural. Com a combinação desse processo é possível verificar um aumento na resistência que se difere dos demais metais.

Já o processo de endurecimento é um método ainda mais simples para a confecção desse tipo de aço carbono. Por meio da têmpera o aço recebe atributos mais resistentes, sobretudo em seu exterior. Nesse caso ele é utilizado na produção de armas brancas, como facas, e até na confecção de pequenas ferramentas, tal como brocas.

O aço temperado é capaz de suportar alta tensão e força. Por isso mesmo, maquinários pesados se utilizam desse tipo de metal mais resistente na sua confecção. Possui firmeza contra desgastes causados por abrasão, além de suportar grandes sobrecargas. Essas vantagens dificilmente são encontradas em outros aços.

Em contrapartida ele pode ser quebradiço quando exposto a impactos mais profundos. O aço temperado também não é recomendável para ser submetido a altas temperaturas.

Apesar dos pontos fracos, esse aço carbono é fundamental para diversos segmentos da indústria.

Gostou do texto? Se sim, compartilhe-o nas redes sociais.

Obrigado e até a próxima.