Conheça algumas alternativas para a reciclagem de chapa de aço

26 setembro 2016

Chapa de aço: A importância do reaproveitamento do aço inox, independentemente de dimensão e formato

26 Como é sabido, uma das principais vantagens do aço inoxidável sobre os demais metais, é a capacidade de reaproveitamento do material depois de sua vida útil. Não é por menos que milhares de toneladas de sucata de aço são recicladas diariamente no Brasil, independentemente do formato e dimensão.

No caso da chapa de aço, existe uma grande variedade de produtos que são aproveitados na fabricação de novos materiais siderúrgicos: gabinetes, pias, fornos, fogões, portões, cercas, calhas, placas, cadeiras, mesas, recipientes farmacêuticos, entre outros, podem ser reutilizados, dando origem a novos produtos.

O melhor de tudo é que não há qualquer perda de qualidade. Isso é um grande diferencial do aço inoxidável. Além, é claro, de ser mais resistente a altas temperaturas, oxidação e fortes impactos.

Para pessoas que quiserem descartar algum material feito com chapa de aço, fica uma dica: Usinas siderúrgicas e fundições geralmente se interessam pela demanda desse tipo de metal. Segundo estimativa do site reciclagem.net, 20% das empresas de aço utilizam sucatas como matéria prima.

Consciência sustentável

Muitos consumidores conscientes do benefício sustentável, optam por produtos confeccionados com barras, tubos e chapas de aço inoxidável. Por isso a importância de contar com esse tipo de metal. Afinal, o aço descartado inadequadamente pode levar até 500 anos para se decompor.

Portanto, se você trabalha em uma fábrica que depende de aço, conte sempre com metais inoxidáveis de qualidade, tal como os comercializados pela Arinox.

Todos os produtos da empresa atendem pelos rigorosos requisitos de “Boas Normas de Fabricação” e, por isso, contam com o selo de qualidade ISO 9001/2008. Não deixe de entrar em contato com os profissionais da empresa para fazer um orçamento sem compromisso.

Compartilhe este texto e saiba mais curiosidades de aço inox no blog da Arinox. Até a próxima.