Chapas de aço usadas: Será que vale a pena usar?

26 março 2020

Conheça o principal risco em comprar chapas de aço usadas sem cautela

chapas de aço usadasAs chapas de aço inox, como bem se sabe, podem ser reaproveitadas ao invés de serem descartadas diretamente no meio ambiente. Além de ser uma prática sustentável, a reciclagem do material possibilita economias para quem as utiliza. Não é por menos que, segundo o site reciclagem.net , 20% das empresas brasileiras de aço se utilizam de chapas de aço usadas na sua linha de produção.

Inclusive, o material é reaproveitado para a confecção de uma série de produtos como pias, fornos, gabinetes, portões, calhas, placas, cadeiras, mesas, fogões, produtos farmacêuticos, etc.

Contudo, todo cuidado é pouco na hora de escolher o material. A empresa tem que conhecer a procedência do material utilizado. Afinal nem todos os materiais possuem certificados de qualidade. Portanto, o que poderia ser uma prática sustentavelmente correta, pode acarretar em uma série de prejuízos irremediáveis.

Normalmente, recomenda-se que o negócio seja realizado juntamente a uma empresa de confiança. Dessa forma será possível comprar chapas de aços usadas em pleno estado de conservação, e em conformidade para o seu reaproveitamento. Caso contrário, os riscos de produzir materiais de baixa qualidade e comprometer a integridade da empresa poderão ser potencializados.

É preciso que a revendedora de materiais recicláveis realize processos internos de separação, enfardamento, acondicionamento e armazenamento. Sendo assim, as chapas de aço usadas terão valia para a confecção de novos produtos. Não só os metais, mas qualquer tipo de material que pode ser reaproveitado (papel, papelão, plástico, etc).

Portanto, a fim de evitar contratempos que podem afetar o faturamento de sua produção, atente-se às certificações dos fornecedores de materiais recicláveis. Certamente esse detalhe fará toda a diferença.

Para chapas de aço novas, o melhor caminho é saber as especificações do material comercializado pela empresa em questão. A Arinox, por exemplo, atende todos os requisitos necessários de qualidade, já que dispõe do selo ISO 9001/2008. Se tiver buscando por aço inox, entre em contato com alguns dos nossos profissionais.

Não se esqueça de compartilhar o post nas redes sociais. Para mais dicas e curiosidades sobre o segmento, acesse o blog da Arinox.

Até mais.