Como Soldar Inox: uma introdução

14 março 2016

Conheça alguns procedimentos de como soldar inox

Como Soldar InoxO processo de como soldar inox é obrigatório para a junção de duas partes metálicas diferentes. No caso do aço inoxidável, formado principalmente por aço de alta liga mais cromo, níquel e molibdênio, o procedimento é necessário. Dependendo do processamento termomecânico utilizado, o aço inox pode vir com composições distintas e, portanto, atribuições diferentes como no caso do austenítico, ferrítico e martensítico. Confira a seguir, alguns métodos de como soldar inox e juntar dois elementos metálicos distintos.

Soldagem por resistência elétrica

Nesse procedimento a junção entre os elementos metálicos se dá por meio do aquecimento em joules. A passagem da corrente elétrica é responsável pela geração de calor. A fusão acontece após a aplicação da pressão exercida por eletrodos, até chegar ao ponto determinado.

Esse processo tem a seu favor a possibilidade de soldagens de chapas bem finas, facilidade na operação e rapidez no processo. Entretanto, a soldagem por resistência elétrica pode ser mais cara, dado as manutenções regulares e a utilização de muita energia elétrica durante o procedimento.

Soldagem a Arco Gasoso com Tungstênio

Esse talvez seja o processo mais utilizado na indústria. O procedimento possibilita a fusão de dois elementos metálicos com um uso reduzido de corrente elétrica e, consequentemente, por calor. Aqui o processo é realizado de forma manual, graças ao emprego de um arame de adição. Essa peça é responsável por expelir gás com tungstênio que vai juntar as estruturas metálicas de forma precisa.

A soldagem a arco gasoso com tungstênio conta com mais prós do que contras. O processo produz soldas com acabamento primoroso, diminui o aquecimento da peça, e acaba de vez com os indesejados respingos. Contudo, esse método de soldagem pode ser comprometido na presença de corrente de ar.

Além desses, existem outros métodos de como soldar inox, que não são muito utilizados pelas indústrias. Entre eles estão: soldagem a arco de plasma, arco com eletrodo revestido, arco gasoso com arame contínuo, arco submerso, arco com eletrodo de alma fundente e, por fim, soldagem a laser.

Gostou? compartilhe com seus amigos!