Entenda o processo de como temperar aço

27 dezembro 2019

Confira o passo a passo de como temperar aço

 como temperar açoAntes de saber como temperar aço, é preciso uma breve explicação sobre tal processo. A têmpera é nada mais do que o resfriamento brusco do aço após o seu aquecimento. Esse procedimento permite que o aço ganhe mais durabilidade.

Para isso é necessário um aço carbono. Só dessa maneira será possível realizar o tratamento térmico mais adequado.

A princípio o metal é aquecido na forja até o seu ponto de fusão. Na siderurgia moderna o oxigênio é necessário para que a elevação da temperatura seja acelerada.

Em seguida é necessário um recozimento do metal, até que a peça apresente uma coloração avermelhada. É imprescindível que o metal fumegante passe pelo processo abrupto de resfriamento. Essa etapa é essencial para quem quer saber como temperar aço.

Mas antes, o arrefecimento da peça se faz de forma lenta e natural. Isso contribui para que as moléculas de carbono se expandem lentamente, fazendo com que o aço fique mais amolecido. Essa etapa é fundamental para a usinagem do metal.

A tempera vem em seguida. Essa etapa, como ressaltado acima, se refere ao resfriamento do aço. O processo é realizado com o material imerso em água. Inclusive, a peça metálica só pode ser retirada quando estiver totalmente fria. Esse processo faz com que as moléculas se contraiam, contribuindo assim para o seu endurecimento.

Nessa etapa o material se encontra muito quebradiço. Qualquer impacto poderá ser fatal. Portanto, sob fogo baixo, a mesma peça precisa passar pelo último procedimento de aquecimento: o de revenimento. Dessa forma, as moléculas contraídas se agitam, tornando o aço carbono apto para as suas propriedades. Esse processo corrige a tenacidade e ameniza com eficiência a durabilidade do material.

Com todos esses processos, o aço carbono está devidamente temperado, e apto para ser utilizado de forma correta.

Agora que você já sabe como temperar aço, compartilhe o post nas redes sociais, a fim de mitigar possíveis dúvidas dos seus amigos.

Obrigado e até o próximo post.