Entenda a Alta do Preço do Aço Inox

15 janeiro 2021

O aço inox é, como o próprio nome indica um aço inoxidável que é muito procurado por consumidores em geral. Os motivos de sua procura se dão principalmente pelo fato de dificilmente sofrer oxidação e ser muito resistente.

aço inox

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) disse que a oferta e demanda do aço inox deve persistir até o 1º trimestre de 2021. Sendo assim, muitos empresários tem procurado investir no produto, que é uma ótima alternativa para diferentes fins e meios.

Nos tópicos abaixo, procuramos esclarecer em detalhes porque o produto está tão em alta. Acompanhe a leitura logo abaixo.

Por que o preço do aço inox subiu?

Como dito anteriormente, a alta do preço do aço inox subiu por conta da grande oferta e demanda do produto que deve persistir até o 1º trimestre deste ano. A alta de seu preço subiu em 27% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo com a alta do preço do aço inox e o período de pandemia do COVID-19, este produto tem sido cada vez mais procurado por diversos consumidores. Isso se deve, pois, é um excelente produto de grande versatilidade podendo ser usado para diferentes fins e meios.

Além dos motivos já citados existem vários outros, como: alta oferta e demanda, variação do preço do dólar, aumento de seu valor por executivos da CSN. Enfim, logo abaixo é relatado os diversos pontos que levam o aço inox a sua alta variação de preço no momento.

Quais as vantagens do aço inox?

O aço inox é um produto que apresenta várias possibilidades de uso para o consumidor. É um produto de alta durabilidade, levando em conta, inclusive, que é resistente à corrosão. Sendo assim, torna-se um material de excelente uso para potenciais consumidores.

Além disso, o aço inox é um produto que é resistente a variações térmicas. Sendo assim, ele consegue suportar temperaturas baixíssimas sem maiores problemas, e mesmo em locais que haja variações bruscas de temperatura o aço inox se mostra altamente resistente.

Abaixo encontram-se outras vantagens de uso do aço inox.

  • Facilidade de limpeza – o aço inox é um produto de fácil limpeza, isso se deve à sua baixa rugosidade superficial. Por conta disso, várias instituições o usam por conta da facilidade em limpar o aço inoxidável.
  • Maleabilidade e conformação – o processo de conformação corresponde ao processo de compressão de metais. Sendo assim, ele se torna um material muito procurado por profissionais como arquitetos e engenheiros que procuram explorar o material de diferentes formas.
  • É considerado esteticamente moderno – É um material muito procurado por profissionais que desejam implantar um visual mais moderno em suas obras. Pois, combina com diferentes estilos tornando-se uma carta na manga na execução da obra.

Por qual motivo o preço está oscilando?

Um dos motivos que levou ao aumento do preço do aço inox é a valorização do real em relação ao dólar. Como a moeda estrangeira está cotada em torno de R$ 5,30 torna-se inviável a importação do aço. Dessa forma, o preço do material acaba ficando mais alto.

Além disso, um outro motivo crucial para a oscilação do preço do aço inox é o fator oferta e demanda que está ocorrendo neste momento no mercado. Muitos consumidores estão procurando por esse produto, mas infelizmente está inviável para muitas empresas estabelecer um preço que caiba no bolso do consumidor.

Veja abaixo alguns motivos da alta do preço do aço inox.

  • Reposição de custo – De acordo com o presidente da CSN, Benjamin Streinbuch, no terceiro trimestre do ano passado a companhia consumiu todo seu estoque de aço, incluindo o emergencial. Dessa forma, acaba não havendo aço inoxidável o suficiente para comercialização.
  • Ajustes de preço – O diretor comercial da CSN, Luiz Fernando Martinez, disse em comunicado que precisaram serem feitos alguns reajustes de preço do aço. Em resposta para a imprensa, o executivo disse que isso foi necessário para compensar as diferenças de preço nos mercados internacionais.

Como utiliza-lo no meu negócio?

O aço inox pode ser usado das mais diferentes formas no seu negócio, como equipamentos da indústria, por exemplo. Sendo assim, é possível investir em produtos relacionados a alimentos, refrigerações, tubulações, dentre outros. Mas também existem outras possibilidades.

Arquitetos e engenheiros ao optarem por usar o aço inox em tubulações, por exemplo, possuirão um material de ótima qualidade. Não apenas pelo apelo visual do produto, mas também pelo fato da alta durabilidade e o fato de ser extremamente maleável.

Quando o valor do aço inox irá cair?

Não há como definir uma data para a baixa do preço do aço inox no mercado, pois isso depende de alguns fatores. Como já dito anteriormente, a cotação do dólar está estimada em torno de R$ 5,30 e isso torna inviável, pelo menos neste momento a sua importação.

Infelizmente não há como definir ao certo quando o valor do inox irá cair, pois um dos fatores que determinam isso é o valor do real em relação ao dólar. Caso o valor do dólar abaixe, certamente se tornará mais fácil a sua importação, e consequentemente, o valor abaixará.

A baixa do preço do aço inox se define também a partir de decisões de executivos da CSN. Caso os executivos responsáveis pelo seu valor de mercado decidirem analisarem que o dólar está variando muito, ou que o estoque de aço inox está em baixa. Então, infelizmente o valor do produto tende a subir.

Conclusão

O aço é um produto que está com o seu preço em alta por conta da forte oferta e demanda no mercado, além de outros fatores.

Esse artigo de desejo de muitos consumidores é indispensável para a produção de barras, tubos e chapas de aço. E nós da Arinox produzimos isso com a mais alta qualidade e tecnologia de ponta.

E você? Sabia o motivo da alta do preço do aço inox? Já leu algum outro artigo na internet falando sobre o assunto? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!