Como o mercado de fabricação do aço está sendo modificado ao longo do tempo

5 dezembro 2016

Saiba um pouco mais da história da fabricação do aço no decorrer dos séculos

fabricação do açoNão dá para falar da fabricação do aço ao longo da história sem mencionar o ferro, seu principal componente. Contudo as origens do metal é tema de polêmica e discordância entre os historiadores. Alguns defendem que o primórdio da siderurgia aconteceu por volta de 4500 A.C. Por outro lado, pesquisadores argumentam que o ser humano começou a forjar metais há muito mais tempo, desde 6000 A.C.

Porém, a fabricação do aço, propriamente dito, consta do século XVIII A.C, com artefatos desse período encontrados no Egito e na Turquia. Os chineses também contribuíram com a evolução do metal, pois foram os responsáveis pelo surgimento do que é conhecido hoje como ferro-gusa.

O término da Idade do Ferro coincide com o fim da pré-história. Na Europa a forja catalã, que remonta do período pós-romano, foi primordial para o avanço tecnológico e, sobretudo, da evolução dos metais. Apesar de rudimentar, o método era conduzido de forma eficiente por meio de lareiras de pedras e foles manuais.

A partir de 1444, os minérios de ferro passaram a ser fundidos em grandes fornos, até se tornarem líquidos. Inclusive, apesar de ter evoluído, o processo hoje em dia não se difere tanto daquele utilizado desde o século XV.

Com a Revolução Industrial, em meados do século XVIII, o ferro e, consequentemente, o aço, se tornaram matérias de suma importância para a economia e para infraestrutura das nações que as produziam.

Apesar das atribuições serem parecidas com as utilizadas no passado, muitas mudanças ocorreram. Hoje em dia o processo de fabricação do aço passa por processos distintos como: preparação e separação da carga que será utilizada na produção; redução das matérias primas como ferro, carbono e carvão junto ao forno; refino até transformar o aço líquido; e, por fim, a laminação que dará o acabamento necessário para o aço, dependendo de sua confecção.

Gostou de saber sobre a fabricação do aço? então compartilhe agora esse post com seus amigos!

Um grande abraço!