Tudo que você precisa saber sobre a família do aço inox

10 abril 2017

Conheça os três tipos distintos de ligas que constituem a família do aço inox

familia-do-aco-inoxA família do aço inox é constituída basicamente por austeníticos, ferríticos e martensíticos. Apesar de serem distintos, os tipos de aço inoxidável se assemelham em sua composição, já que todos são constituídos por ferro misturado a 10,5% de cromo. Esse fator é responsável pela alta durabilidade do material em relação a outros tipos de metais. Ou seja, a família do aço inox é muito mais resistente a impactos e mudanças térmicas abruptas.

Confira a seguir a diferenciação entre cada tipo de aço inoxidável.

Austeníticos

Os austeníticos são essencialmente formados por ferro, cromo e níquel. Concedendo assim, mais resistência, principalmente às temperaturas baixas e à corrosão. Conheça os tipos de aço inox caracterizados como austeníticos.

Aço 304 Essa liga é indicada, principalmente, para a confecção de materiais hospitalares, farmacêuticos, indústrias químicas e petroquímicas, já que contam com alta resistência à corrosão.

Aço 304L É a versão aperfeiçoada do Aço 304. Entre suas principais vantagens, destaca-se a alta resistência em caso de oxidação intercristalina.

Aço 316 – Superior aos dois tipos de aço austeníticos citados, o aço 316 conta com molibdênio em sua composição.

Aço 316L – Como os demais austeníticos, o 316L é muito utilizado na indústria. Sua única diferença é que ele é o mais resistente, principalmente quando se refere às corrosões intercristalinas.

Ferríticos

Da família do aço inox, esse talvez seja o menos resistente, já que não conta com níquel em sua constituição. Por isso é o mais barato de todos os aços inoxidáveis. É utilizado abundantemente para a confecção de eletrodomésticos, talheres, entre outros.

Martensíticos

Aço 410 – É utilizado em materiais que exigem alta temperabilidade, como no caso de turbinas, pás, etc.
Aço 420 – Usado na confecção de talheres, bisturis e ferramentas.

A Arinox, distribuidora de aços inox, trabalha com austeníticos. Seja nas barras, nos tubos ou nas bobinas. Entre em contato com a empresa, e faça um orçamento sem compromisso.

Não deixe de compartilhar essa publicação nas redes sociais. Até mais.