O aço inox enferruja? Conheça alguns mitos sobre esse metal

3 outubro 2016

Inox enferruja: Saiba por que é difícil a oxidação no aço inox, e o motivo pelo qual ele pode enferrujar

Muitas pessoas se questionam se de fato o aço inox enferruja. De certa forma a resposta é sim, já que esse tipo de metal pode sofrer algum tipo de corrosão. Sobretudo, sob o contato abundante de água ou algum outro tipo de agente agressivo. De qualquer maneira, a possibilidade do material ser comprometido é bem pequena.

Isso acontece devido os componentes de sua estrutura. O aço inox é constituído por uma combinação entre cromo e ferro. Essa mistura resiste com mais intensidade a ação de agentes corrosivos. Contudo, não impede totalmente que o material sofra algum tipo de desgaste com o tempo.

Afinal, em alguns casos, o material pode apresentar falhas microscópicas em sua composição, ocasionando pequenas corrosões intercristalinas. Por isso é fácil constatar a diferença entre os tipos de aço.

Os mais resistentes

Agora que você sabe que o inox enferruja de fato, mesmo que seja difícil de acontecer, saiba que dois tipos de aços são mais resistentes: o 304L e o 316L.

O primeiro aço é a versão aprimorada do 304, já que sua composição é ainda mais reforçada. Existem poucas incidências de corrosão intercristalina para esse tipo de material. Não é por acaso, então, que o aço 304L é usado excessivamente na construção civil, como em fachadas e acabamentos.

Já o 316L conta com baixo teor de carbono, possibilitando mais resistência as indesejadas ferrugens.

Arinox

Com quase três décadas de história na comercialização de aço inoxidável, a Arinox possui produtos com certificado ISO 9001/2008, que comprovam a qualidade do material. Entre os metais vendidos pela empresa estão os dos tipos 304L e 316L, mencionados no texto como os mais resistentes à corrosão.

Portanto, para agradar o cliente com projetos mais duradouros, opte por produtos da Arinox. Se gostou do texto, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Para mais curiosidades acesse o nosso blog. Obrigado e até mais.