O tubo de aço inox 304 na indústria química e farmacêutica

11 março 2021

O tubo de aço inox 304 : Saiba por que é usado em demasia por esses dois segmentos

Entre os tipos de metais mais utilizados, o tubo de aço inox 304 certamente é um dos que mais se destacam. Afinal, seu emprego é atribuído para a confecção de produtos voltados para a indústria química farmacêutica. Materiais como tubulações ou suporte para reatores e tanques são os mais comuns, principalmente pela sua salubridade e fácil higienização.

Uma das características mais notórias do tubo de aço inox 304 é sua capacidade anticorrosiva, que se difere de outros tipos de metais. Esse aspecto é fundamental para que partículas de ferrugem não se misturem junto a outros componentes. Por isso a importância de sua utilização nos segmentos químicos e farmacêuticos. Afinal, todo o cuidado é pouco quando se trata de saúde.

Além do tubo de aço inox 304, o metal pode ser encontrado em outras formas e dimensões, como no caso das chapas e barras. Para esses produtos, existem uma infinidade de utilidades. Dentro da indústria farmacêutica, o aço inox 304 pode ser utilizado, entre outras funções, para a fabricação de suportes para tanques, recipientes, mesas para cirurgia, além de pernas para cadeiras, corrimãos e apoios.

Salvo sua característica anticorrosiva, o aço inox 304 é imune a efeitos climáticos bruscos, seja para o frio ou para o calor, e também é capaz de suportar fortes impactos sem a consequência de sofrer danos irreparáveis.

Por isso que o material é a escolha unânime em empresas que incorporam a confecção de produtos voltados para o segmento médico e químico.

O aço 304L

Outro material bastante utilizado é o aço 304L, que é ainda mais resistente à oxidação. Sua utilização evita a corrosão intercristalina, que em muitos casos podem comprometer todo um processo, principalmente se for farmacêutico.

Revendedora de aço inoxidável

A Arinox é uma empresa que comercializa tubos, chapas e barras de aço inox 304, 304L, 316, 316L, 410 e 420. Todos os produtos são certificados pela rigorosa ISSO 9001/2008, que atesta a qualidade do material vendido.

Para saber mais, acesse o site da empresa. Não deixe de compartilhar o texto nas suas redes sociais. Até mais.