O uso do aço no setor automobilismo

28 maio 2019

Confira mais sobre a importância desse material para o mercado automobilístico

O aço no setor automobilístico é imprescindível. A indústria como a conhecemos não existiria sem esse tipo de material. Sobretudo nos últimos anos, em que o aço inoxidável está se tornando cada vez mais presente. Isso se deve às exigências ambientais, já que o inox não oxida com facilidade e resiste bravamente a variadas intempéries e mudanças abruptas de temperatura.

Afinal, muitas partes de um veículo são mais propícias a enferrujar e a sofrerem com variação térmica. O sistema de exaustão de um carro, por exemplo, é confeccionado exclusivamente com aço inox. Isso contribui significativamente para a redução de poluentes e, portanto, para a pureza do ar. Peças como escapamento, tubos ou cápsulas de catalisadores são fabricados com esse material.

Além do mais, o aço no setor automobilístico é de suma importância para a segurança do motorista. Até o airbag, que serve de amortecedor anti-impacto em casos de colisões, conta com o aço inoxidável em sua composição. Mais especificamente na malha de fios que impedem a entrada de resíduos que podem danificar a sua bolsa de ar.

Se não bastasse tudo isso, o aço no setor automobilístico, principalmente o inox, é essencial para a produção das mais variadas peças. São os casos de chapas, disco de freio, estampagem, limpadores de para-brisa, antenas, frisos de porta, filtros, tanque de combustível, juntas de vedação, mediadores de nível de óleo, e até componentes estruturais de ônibus.

Em virtude dessa alta durabilidade do aço inox, a indústria automobilística produz veículos e peças cada vez mais resistentes à ação do tempo. Além de outros benefícios como design mais arrojado, leveza e menor espessura. De forma geral as peças em aço inox são confeccionadas diretamente de barras de aço, tal como a quadrada ou sextavada.

Se a sua empresa trabalha com peças automobilísticas, e precisa imprescindivelmente de inox na sua linha de produção, entre em contato com a Arinox. A distribuidora de aço trabalha há três décadas nesse segmento, servindo os clientes com o metal de mais qualidade do mercado.

Não esqueça de nos acompanhar em outros artigos do blog e compartilhar esse texto nas redes sociais.

Até mais.