Entenda sobre o peso das barras de aço

11 junho 2018

Saiba como calcular o peso das barras de aço

Conhecer o peso das barras de aço é essencial para a confecção de materiais. Dessa forma será possível forjar a peça de acordo com as especificações mais adequadas.

peso das barras de aço

Por isso é importante ter em mente uma série de cálculos que irão definir o peso teórico de cada peça. No caso do aço inoxidável, alguns dos fatores devem ser levados em consideração. Ele é composto por ferro e carbono, itens imprescindíveis na hora de determinar o peso teórico de uma peça. Sabe-se que o valor da massa do aço carbono é de 7.800 kg/m³. Ou seja, 7,8 toneladas para cada metro cúbico de aço.

Tendo essa determinação em mente, será possível calcular o peso das barras de aço, de acordo com suas dimensões. Ou seja, multiplicar largura, comprimento, espessura e peso teórico (aço carbono). Deve-se fazer a conversão em metros, já que a medida de peso específico está em kg/m³.

Tome o seguinte exemplo: uma barra de aço com 3.000 mm de largura, 6.500 mm de comprimento e 40 mm de espessura, multiplicados pelo peso teórico do aço carbono que é de 7.800 kg/m³. Com a conversão em metros, a fórmula ficará da seguinte maneira: 3 m x 6,5 m x 0,040 m x 7.800 kg/m³.

Portanto, o peso das barras de aço com essas especificações será de aproximadamente 6,1 kg. Com esse cálculo em mãos será possível estipular a quantidade necessária para a produção de uma determinada peça. Desde um parafuso, até a confecção de grandes maquinários navais.

Evidente que existem mais formas para calcular o peso dos materiais. O importante é levar sempre em consideração o tipo de metal que será utilizado. Alumínio, chumbo, cobre, estanho, entre outros metais se diferenciam quanto ao seu peso teórico.

Portanto, na hora de optar por uma barra de aço, de acordo com as medidas calculadas para a produção de sua empresa, opte pela Arinox. Além de entregar um material certificado pelos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade, a distribuidora realiza a encomenda de forma rápida e facilitada para o cliente.

Não esqueça de compartilhar o texto com os amigos pelas redes sociais.

Obrigado e até a próxima.