Tudo que você precisa saber sobre os tipos de aço inox para alimentos

22 agosto 2019

Saiba por que o tipos de aço inox para alimentos traz benefícios para a saúde e para o lucro da indústria alimentícia

tipos de aço inox para alimentos Existem dois tipos de aço inox para alimentos. Os mais utilizados são os austeníticos, com aço 304 ou aço 316. Esses distintos metais são recomendáveis para empresas que trabalham na produção e manutenção dos mais variados tipos de alimentos.

Isso se deve, principalmente, aos aços inoxidáveis disporem de uma série de vantagens que impedem que a comida seja estragada ou contaminada durante os processos de produção, armazenamento e distribuição.

Sendo assim, o alimento estará nas condições ideais para o consumo, livre de qualquer agente prejudicial à saúde.

Dentre as principais vantagens contidas nos tipos de aço inox para alimentos destacam-se alguns tópicos:

Evita contaminação: quem lida com segurança alimentar está ciente de que os alimentos só poderão ser expostos às superfícies lisas que impeçam qualquer tipo de ranhura, fenda ou arranhão. O aço inox é o único material que garante esse tipo de preservação já que sua estrutura impossibilita o acúmulo de material orgânico que, a médio prazo, pode vir a se deteriorar e, consequentemente, contaminar o alimento ali exposto.

Fácil assepsia: higiene e saúde andam lado a lado, principalmente no que diz respeito à alimentação. O aço inox assegura a limpeza, pois a sua higienização é fácil de ser executada.

Gosto e odor mantidos: diferentemente do plástico e de outros materiais, o alimento armazenado com aço inoxidável não perde o gosto e o odor. Isso se deve, sobretudo, a sua fácil higienização, principalmente no que se refere à manutenção de alimentos.

Não oxida: como sabido, os agentes corrosivos são tóxicos e, portanto, insalubres. Por isso mesmo que o aço inox é recomendado para a indústria alimentar, já que não oxida e nem contamina.

Sustentavelmente correto: além de trazer benefícios para a saúde e preservação de alimentos, o aço inox é um material que pode ser reaproveitado. Ou seja, por meio da reciclagem e remanufatura, o produto confeccionado com o metal pode ser reutilizado depois de sua vida útil. Tal fator é de essência importância para o meio ambiente.

Diante de tantos benefícios, fica difícil não optar pelos tipos de aço inox para alimentação. Além de serem imprescindíveis para a saúde do consumidor final, as empresas que os utilizam evitam graves prejuízos com supostos danos aos alimentos.

Se gostou do tema, compartilhe-o para seus amigos.

Até mais.