Conheça as considerações importantes para você trabalhar com o Aço Inox

24 fevereiro 2021

Saiba os principais pontos que todo empresário do segmento de aço inox deveria saber ao abrir um negócio e trabalhar com o aço inox

Trabalhar com o aço inox não é exclusividade de apenas um segmento da indústria. São inúmeras áreas que se utilizam desse material para a confecção de peças e objetos dos mais variados. Prova dessa versatilidade é que o metal é utilizado desde a manufatura de um parafuso, até no acabamento de uma fachada de arranha-céu.

trabalhar com o aço inox

Porém, existem alguns princípios básicos para qualquer indústria que trabalhe com o aço inox. Tais conhecimentos são fundamentais para a qualidade do produto e, automaticamente, para o negócio.

Conheça as principais considerações a seguir.

Conheça o material

O aço inox é uma liga metálica composta por uma série de elementos químicos, tendo o cromo e o ferro como destaque. Porém, esse metal é formado por três tipos distintos, que se diferenciam de acordo com cada peça a ser confeccionada.

Conheça as famílias do material

É muito importante saber a diferença entre o austenítico, ferrítico e o martensíticos. Cada um possui atribuições distintas que são fundamentais para a fabricação de uma determinada peça.

Para saber mais, acesse aqui neste link

Conheça o projeto onde será aplicado o Aço Inox

Objetos com exposição maior a temperaturas extremas ou agentes corrosivos devem ser fabricados com austenítico. Para empresas que desejam trabalhar com o aço inox mais barato, recomenda-se o tipo ferrítico. Já para os materiais que exigem alta temperabilidade, o aço martensítico faz essa função.

Conheça os acabamentos superficiais disponíveis

O acabamento superficial depende de uma série de processos como tratamentos térmicos, químicos e mecânicos. Cada indústria se utiliza de um procedimento padrão distinto que, por sua vez, dá a forma desejada para o produto fabricado.

Mantenha suas instalações organizadas e limpas

Trabalhar com o aço inox não é exceção quando se diz respeito à limpeza e organização do ambiente. Materiais bem ordenados facilitam os processos de fabricação. Ainda mais quando existem variações de aços como barras, chapas, bobinas, etc. A higiene também é fundamental, já que impurezas podem comprometer a integridade do aço inox. Portanto, certifique-se regularmente da limpeza dos materiais armazenados.

Adote o planejamento da produção

A gestão de um sistema de produção é imprescindível para auxiliar na tomada de decisões de qualquer empresa. Isso não seria diferente para gestores de indústrias de aço inox. Defina seus profissionais, a logística e, sobretudo, a linha de produção mais adequada para o desenvolvimento do seu produto em aço inox.

Gostou do tema? Se sim, compartilhe-o nas redes sociais e divulgue para os amigos.

Até a próxima.