Entenda a diferença entre o Aço Inox e o Aço carbono.

19 setembro 2020

O aço carbono é largamente utilizado e está presente em diversos setores, tais como: Construções, serralherias, indústria, etc. A grande vantagem do aço carbono está no seu baixo custo, tornando o material acessível para o consumidor final.

Aço carbono

aço carbono

A Arinox, referencia na comercialização de aço, resolveu trazer, através deste conteúdo, tudo o que leitor precisa saber sobre aço carbono, desde suas principais características, aplicações, como também uma comparação entre o aço carbono e o aço Inox.

O que é o aço carbono?

Como o próprio nome sugere, o aço carbono é caracterizado por possuir, em sua liga, determinado nível de carbono.

É a dosagem do carbono na composição do material que irá determinar suas propriedades mecânicas, portanto, é o elemento mais importante na composição do aço carbono.

  • Qual estágio inicial da produção de aço carbono

Muitas pessoas se perguntam, o que era o aço carbono antes de adicionar o elemento final? A verdade é que o material base é o mesmo para todos os outros tipos de ligas metálicas, ou seja, o Ferro gusa.

Após adicionar ao ferro gusa os elementos necessários, como o carbono, o mesmo irá adquirir as propriedades necessárias para se tornar aço carbono.

Como é possível perceber, não é difícil entender o processo de fabricação do aço carbono, e isso não é por acaso, afinal, mesmo sendo algo ainda largamente utilizado, é material muito antigo e já era produzido no Egito antigo.

Fatos curiosos sobre aço carbono

Para fins de conhecimentos resolvemos trazer alguns fatos curiosos sobre o aço carbono que irão, certamente, elucidar as dúvidas que muitas pessoas tem em relação ao material e, também, a respeito das diferenças entre o aço carbono e aço inox.

Por que o aço carbono enferruja?

Uma das características do aço carbono se dá pelo fato do mesmo enferrujar após algum tempo. O fato é que muitas pessoas se perguntam o que por que disso acontecer com aço carbono e não com o aço inox.

A resposta para essa pergunta é muito simples, ao aço inox é adicionado uma camada de cromo, o que protege o material da deterioração e faz com que mesmo mantenha suas propriedades mecânicas.

Aço Inox enferruja?

Aço carbono não possui tal proteção e, portanto, sofre a corrosão devido aos próprios fatores ambientais.

Para entender um pouco a respeito da composição do aço inox em relação ao aço carbono, deixamos abaixo suas principais características:

  • Aço Inox

O aço inox possui em sua composição ferro, titânio, carbono, cromo, além de outros elementos.

Tais elementos, juntamente com o cromo, garantem uma longa vida útil ao material, facilitando até mesmo o seu reuso após um longo período.

Como pode ser observado, o aço inox supera o aço carbono em diversos fatores, isso se dá pelo fato do mesmo possuir uma tecnologia de fabricação muito superior ao que é empregado na produção de aço carbono.

Não prejudica o meio ambiente

O aço carbono não é um material que agride o meio ambiente. Para se ter uma ideia, se algumas chapas de aço carbono forem largadas no meio ambiente, ao final de cinco anos as mesmas não irão mais existir.

Isso acontece por que a corrosão característica do material faz com que o mesmo volte as propriedades da matéria prima inicial, se tornando oxido de ferro.

Também é por esse motivo que o aço carbono precisa estar bem estocado e não serve para algumas aplicações, onde se deseja longa durabilidade do material.

Quais são as aplicações do aço carbono

Existem muitas aplicações para o aço carbono, portanto, trouxemos apenas alguns exemplos para servir de referencia para o leitor, a fim de aumentar no conhecimento do mesmo.

Segue abaixo uma pequena lista com algumas aplicações do aço carbono:

  • Construção civil

Na construção civil o aço carbono é largamente utilizado, uma vez que ele possui papel crucial na fabricação dos elementos estruturais da construção, como pilares, fundação, lajes, etc.

Aqui, para fins de curiosidade, vale ressaltar que o aço carbono não se deteriora com o passar do tempo, uma vez que ele está protegido no interior do concreto.

  • Serralherias

Serralheiras utilizam o aço carbono para fabricação de portões, janelas, cercados, etc.

  • Cutelaria

A cutelaria é a arte de produzir facas de aço e tal processo utiliza, também, o aço carbono a fim de produzir lâminas resistentes.

  • Industria

O aço carbono também está presente nas industrias, mas, nesse caso, sua utilização é limitada uma vez que o aço carbono não pode ser utilizado em algumas aplicações.

  • Estruturas de aço

O aço inox também é utilizado na fabricação de estruturas metálicas, tais como mezaninos, escadas, plataformas, etc.

Como pode ser observado, apesar das suas limitações, o aço carbono ainda é largamente utilizado em diversos setores.

Três grupos de aço carbono

O aço carbono possui três níveis que servem para definir a quantidade de carbono presente no aço. Através desses dados é possível definir para qual aplicação o aço será utilizado.

Abaixo segue a lista com os três tipos de aço carbono.

  • Aço com baixo carbono

Esse tipo de aço possui baixar resistência e pouca dureza, em contrapartida sua tenacidade é alta, tornando o mesmo um material fácil de se moldar.

  • Aço com médio carbono

O aço de médio carbono é utilizado na fabricação de objetos que requerem certo nível de resistência e dureza, como engrenagens, rodas de aço, etc.

  • Aço com alto carbono

Esse tipo de aço é o que possui maior dureza e resistência, por esse motivo muito utilizado na fabricação de lâminas, talhadeiras, martelos, etc.

É possível perceber que o aço carbono deve ser adquirido de acordo com a finalidade do projeto, pois, cada tipo de aço carbono possui suas próprias peculiaridades.

Conclusão

O conteúdo acima foi criado com o intuito de trazer conhecimento para o leitor e, também, demonstrar as diferenças entre o aço carbono e o aço inoxidável. Se ficou alguma dúvida sobre o assunto ou se você não sabe qual tipo de aço utilizar no seu projeto, a Arinox possui uma equipe prontificada a atender você.