Tipos de aço inox : Tudo que você precisa saber

28 setembro 2015

Obtenha as ligas metálicas mais adequadas para o seu projeto de fabricação

tipos de aço inoxVocê que tem muitos projetos de fabricação de portões, portas, tanques, reatores, revestimentos, peças, acessórios, utensílios e produtos diversos para indústrias, comércios e residências, mas está em dúvida sobre qual material utilizar, que tal experimentar um dos tipos de aço inox?

Basicamente, os aços inoxidáveis são reconhecidos, conforme a sua composição química, em três famílias distintas:

  • A dos Austeníticos
    Sua microestrutura é formada predominantemente por Ferro, Cromo e Níquel, o que lhes proporciona ótima resistência contra corrosão em meios agressivos, além de propriedades mecânicas. Os aços 304, 304 L, 316, 316 L são alguns exemplos.
  • A dos Ferríticos
    Possuem microestrutura predominantemente formada por Ferro e Cromo, o que lhes conferem boa soldabilidade e resistência à corrosão em ambientes de agressividade menor. São exemplos as ligas 409 e 430.
  • A dos Martensíticos
    Conta com microestrutura a base de Ferro e Cromo parecida com a dos Ferríticos, mas com maior teor de carbono. Essa combinação confere mais dureza quando temperados e menor resistência contra corrosão em determinados ambientes. As ligas 410 e 420 são exemplos.

Quando se pensa em fabricar produtos com alguns dos tipos de aço inox, pensa-se logo em como fazer para oferecer acabamentos diferentes e, assim, conseguir diversificar e se sobressair frente aos concorrentes. Pois esta liga metálica conta com dezenas de possibilidades de refinamento, tais como os processos de polimento e laminação, que conferem características mais foscas ou mais brilhantes ao metal.

Na Arinox, distribuidora em todo o Brasil dos tipos de aço inox 304, 304 L, 316, 316 L, 410 e 420 provenientes de fornecedores como a Gerdau, Viraj e Colombus Stainless, você pode conversar com os consultores sobre qual a melhor liga para o seu projeto de fabricação. Ligue (11) 2797-8000 e confira!