Saiba onde o aço inoxidável está presente nas usinas sucroalcooleiras

21 dezembro 2015

Entenda a importância do aço inox para as usinas sucroalcooleiras e saiba onde ele é aplicado

Saiba aonde o aço inoxidável está presente nas usinas sucroalcooleirasPresente desde de 1973 nas usinas sucroalcooleiras, com a criação do Programa Nacional do Álcool – Proálcool, a utilização do aço inoxidável vem ganhando cada vez mais força no setor. O material possui um desempenho positivo, principalmente quando se trata dos estágios de fabricação que promovem maior desgastes nos equipamentos, como a entrada da cana e o processo de moagem.

Confira os principais benefícios do aço inox para as usinas sucroalcooleiras e onde ele está presente.

Mais qualidade para o açúcar

Os chamados “pontos pretos” que afetam o açúcar durante o processo dessas usinas, são ocasionados pelo óxido e pelas partículas ferromagnéticas que se soltam do aço-carbono. Esse fato compromete diretamente a qualidade do produto e, consequentemente, o preço de venda.
Com a utilização do aço inoxidável nos equipamentos desse processo, as usinas sucroalcooleiras ficam asseguradas deste tipo de deterioração, produzindo um açúcar de mais qualidade para o mercado.

Durabilidade

Quando utilizado para as devidas especificações e com manutenção preventiva, os equipamentos fabricados em aço inoxidável, ficam livres de corrosão, seja ela generalizada, microbiológicas, por pites ou frestas. Ampliando a vida útil dos produtos da usina.

Ótimas condições de higiene

A facilidade na limpeza do aço inox, garante a qualidade do produto, bem como a redução de gastos com manutenção e um ganho de tempo para a usina. O material evita a proliferação de bactérias, além de levar vantagem no quesito “inércia química”, ou seja, não altera o sabor e a cor dos alimentos. Esses são fatores fundamentais para a indústria sucroalcooleira, já que a atividade engloba o setor alimentício.

Processo de industrialização

Presente no processo de industrialização do açúcar, esse tipo de aço é aplicado em chapas das moendas, no shut donele, no cush-cush, nas esteiras de bagaço, nos difusores, no revestimento de cozedores e evaporadores, e nos cristalizadores e secadores de açúcar. O aço inoxidável também pode ser utilizado em forma de tubos nas linhas de evaporação, aquecedores e cozedores.

Processo de fabricação

Nos processos iniciais da fabricação, o aço inox é utilizado para cessar os problemas de abrasão, principalmente em meios úmidos, com a concentração de ataques abrasivos e corrosivos. Também é recomendado em aquecedores, cozedores a vácuo, cristalizadores, secadores, além de evaporadores, onde promovem economia de energia.

Agora que você já entendeu que a aplicação de aço inoxidável é a melhor opção para as usinas sucroalcooleiras, precisa se atentar em adquiri-lo de distribuidoras de aço que garantam a qualidade do aço. A Arinox conta com a certificação ISO 9001/2008 e tem ampla experiência, atuando no mercado desde 1988. A empresa oferece produtos específicos que vão de acordo com a necessidade de cada cliente e de cada projeto. Compartilhe esse artigo com seus amigos.