Diante de um cenário COVID-19, o que as empresas que usam aço podem fazer para driblar a crise?

26 outubro 2020

A COVID-19 trouxe diversos problemas para o mundo em geral, afinal, ela se espalhou de forma assustadora em todo o globo. Quando as pessoas não estavam preparadas, ou preocupadas, com a doença, logo ela já estava batendo a nossa porta.

O fato é que além dos problemas relacionados a saúde, a pandemia trouxe consigo uma grande crise econômica, visto que vários países tiveram que adotar medidas drásticas para diminuir o avanço da contaminação e, dessa maneira, proteger a população.

Diante desse cenário de crise, muitas empresas estão a um passo de fecharem as portas, inclusive o setor de aço que outrora era do mais movimentado no mercado.

Pensando nisso a Arinox resolveu trazer, através deste conteúdo, dicas que podem, sem sombra de dúvida, ajudar o empreendedor, ou profissional, que trabalha com aço a proteger sua empresa da crise e, quem sabe, até encontrar um nicho de negócio em um momento delicado como o que vivemos no momento.

Investir em planejamento para driblar a crise

Toda empresa precisa se planejar para manter seus processos operacionais ativos, mas, diante da crise isso é ainda mais necessário e, muitas vezes, a solução para manter as portas abertas e continuar trabalhando pode estar no planejamento.

Sabendo disso, deixamos abaixo uma lista de dicas de planejamento que podem ajudar a driblar a crise do COVID-19:

Diante de uma reflexão a respeito das pautas citadas acima é possível, até mesmo, desenvolver novos produtos que visem minimizar o efeito da crise para a população, encontrando aí um nicho de negócio lucrativo.

Trazendo o cliente para a empresa

O cliente está receoso, mas não deixou de consumir, portanto, a melhor maneira de vender diante da crise do COVID-19 é, sem dúvida, trazer o cliente para a empresa de maneiras diferentes do método tradicional.

Infelizmente muitas empresas não conseguem fazer isso pelo simples fato de nunca precisarem, afinal, antes da crise bastava abrir as portas e pronto, logo os clientes começavam a chegar.

Para ajudar o empreendedor, deixamos abaixo algumas dicas úteis de marketing e divulgação que, talvez, seja o necessário para adquirir novos clientes e se manter trabalhando.

Investir em marketing de diferenciação

Muito se fala em marketing, divulgação e técnicas de vendas, mas o marketing de diferenciação vai além disso e não foca, apenas, no produto que será vendido, mas sim em tocar o cliente emocionalmente.

Caso o leitor desconheça tal método, muito provavelmente já se deparou com ele em comerciais de televisão, por exemplo: A Sadia utiliza muito o marketing de diferenciação em seus comerciais, onde mostram pessoas felizes e carinhosas em volta de uma mesa consumindo seus produtos.

Claro que a produção de um conteúdo desse tipo é impossível para pequenas empresas, portanto, a ideia é encontrar maneiras de fazer o cliente sentir afeto pela empresa em outros canais de comunicação, como as mídias sociais por exemplo.

Facilitar o primeiro contato entre empresa e cliente

Outro fator determinante diante da crise do COVID-19 é, justamente, facilitar ao máximo o primeiro contato do cliente com a empresa.

Aqui a ideia é utilizar tudo o que for disponível a nível de comunicação e, onde o prospecto encontrar informação sobre a empresa, possa se comunicar de maneira rápida.

Abaixo seguem algumas dicas de canais de comunicação muito utilizados e que podem ser implementados facilmente em qualquer empresa:

As mídias digitais são ótimas fontes de divulgação, mas, também são ótimas quando o assunto é comunicação.

Na própria página da empresa, no Facebook por exemplo, é possível deixar um link do WhatsApp, bastando o cliente apenas clicar e pronto.

O WhatsApp e o Messenger oferecem algumas maneiras de inserir respostas automáticas. Tais respostas são ótimas, pois, podem conter informações relevantes sobre a empresa.

Ao facilitar o contato inicial do cliente, é bem possível que o mesmo contrate a empresa mesmo diante da crise do COVID-19, visto que como foi mencionado anteriormente, o poder aquisitivo do consumidor, embora menor, não acabou.

Investir em marketing digital

Se o cliente não vê a empresa é quase impossível continuar trabalhando e, devido a pandemia, dificilmente ele irá procurar fisicamente.

Sabendo disso, é preciso criar estratégias de divulgação que visem alcançar o cliente, mesmo estando em casa.

Tal solução pode surgir através do marketing digital, onde existem uma série de técnicas especificas que fazem a empresa aparecer em diversos canais de comunicação.

Para se ter uma ideia do poder do marketing digital, basta digitar um produto aleatório na barra de pesquisa, por exemplo: Barras de aço. Logo uma lista de empresas aparece e isso acontece também nas mídias sociais.

Portanto, investir em marketing digital pode ser o caminho para vencer a crise do COVID-19

Oferecer diferentes formas de pagamento

Se o cliente está, no momento, com um perfil de consumidor conservador, logo dificilmente o mesmo irá fazer pagamentos a vista, ou em dinheiro, como fazia no mundo antes da crise.

Formas de pagamentos diferenciadas podem ser a chave para alcançar os clientes, como por exemplo:

Fazer isso irá oportunizar o cliente que está com medo de investir altos valores de uma só vez e, é claro, trará novos diferenciais para a empresa.

Evitando o desperdício de material

O aço é um produto que pode se tornar caro quando desperdiçado, portanto, uma auto avaliação dos métodos utilizados na produção de produtos com o aço irá dar um bom panorama do quanto a empresa desperdiça mensalmente com esse material.

Para evitar o desperdício, basta reformular a maneira com que se trabalha com aço, criando planos de corte otimizados e, dessa maneira, garantindo menor desperdício possível.

Conclusão

A equipe da Arinox espera que o conteúdo acima tenha, de alguma maneira, ajudado o empreendedor que busca no aço o sustento de sua família. Lembramos, também, que estamos de prontidão para atender o consumidor, com uma equipe de atendimento especializada para qualquer situação ou pedido.